O número de satélites de comunicação em órbita baixa cresceu exponencialmente desde 2019, com cerca de 8000 satélites Starlink atualmente em órbita.
Foram detectadas emissões não intencionais de radiofrequência (UEMR) dos satélites Starlink na faixa de frequência baixa (<5 GHz), incluindo canais protegidos para rádio astronomia.
Em 29 observações de 24 horas com o telescópio EDA2 em diferentes frequências foram identificadas 112 534 emissões individuais de 1806 satélites Starlink, cerca de 28% da constelação.
A maior parte das emissões detectadas provém dos satélites v2-mini Direct-to-Cell (DTC), que representam 71% das emissões observadas.
Emissões estreitas em torno de 99,7 MHz podem resultar de reflexões de transmissões FM terrestres, enquanto emissões em 100,00 MHz permanecem sem explicação.
A intensidade média das emissões (≥93 Jy) supera em muito o limite de interferência para estudos da Época de Reionização (EoR), ameaçando os objetivos científicos do SKA-Low.
Não existe regulação internacional para UEMR na ITU, tornando urgente a criação de normas específicas.
Medidas de mitigação incluem o desligamento temporário de downlink e ações coordenadas pelo Centre for the Protection of the Dark and Quiet Sky (CPS).
Get notified when new stories are published for "Hacker News 🇵🇹 Português"