O Observatório Vera C. Rubin divulgou a primeira imagem composta de 10 milhões de galáxias na região sul do Aglomerado de Virgem, a cerca de 55 milhões de anos-luz.
A imagem foi gerada a partir de 1185 exposições em sete noites, mostrando detalhes que um único registro não capturaria.
Durante 10 anos, o Levantamento de Legado Rubin (LSST) vai cobrir todo o céu do hemisfério sul, capturando cerca de 20 bilhões de galáxias.
Os dados permitirão estudar a formação e evolução da Via Láctea, mapear matéria escura e investigar a influência da energia escura na expansão do Universo.
Rubin também rastreará asteroides, cometas e objetos transnetunianos, contribuindo para o inventário do Sistema Solar e alerta de objetos potencialmente perigosos.
O Observatório utiliza a câmera LSST de 3200 megapixels, a maior do mundo, e oferece ferramentas interativas como o Skyviewer para explorar a imagem.
O projeto identificará até 10 milhões de variações na esfera celeste a cada noite, revelando eventos breves como supernovas e flares em buracos negros.
Get notified when new stories are published for "🇵🇹 Hacker News Português"